Criar um Site Grátis Fantástico
Reeducação alimentar
Reeducação alimentar

Reeducação alimentar é a melhor forma de perder peso; veja dicas

É muito comum ver as mulheres recorrendo a dietas da moda e "receitas milagrosas" para perder peso. É que a intenção é ver resultado imediato. O problema é que grande parte destes regimes que promete o emagrecimento rápido não funciona à longo prazo. A verdade é que as pessoas não conseguem manter dietas radicais por muito tempo e isso nem seria saudável. O ideal para quem quer emagrecer é mudar os hábitos alimentares e passar por um processo de reeducação. Falando assim parece simples, mas na prática requer disciplina. O resultado, apesar de nem sempre tão imediato, promete ser duradouro.

Para a nutricionista Flávia Figueredo, a reeducação alimentar combinada com a prática de atividade física é a maneira mais saudável de perder peso e manter a boa forma. As vantagens são inúmeras, como lista a especialista: "o processo é feito de forma gradual, substituindo aos poucos certos alimentos muito calóricos ou ricos em substâncias não tão boas para a saúde por outros mais saudáveis. Assim, a pessoa não sente grande impacto na mudança alimentar. O corpo também vai se adaptando aos poucos aos novos hábitos e a transformação acaba sendo mais lenta, porém efetiva", garante.

Os benefícios de recorrer a reeducação alimentar como estratégia para emagrecer vão muito além do controle do peso. A mudança nos hábitos alimentares ajuda a evitar doenças. A Organização Mundial da Saúde afirma que 80% de enfermidades como diabetes, problemas cardíacos e câncer poderiam ser evitados se as pessoas corrigissem a alimentação. "O problema é que a maior parte das pessoas não tem tanta consciência da real importância do que coloca no prato", afirma a nutricionista Natália Colombo.

Dietas da moda X Reeducação alimentar

Com uma alimentação adequada e balanceada, as necessidades nutricionais do corpo são supridas e, desta forma, o metabolismo funciona de maneira mais adequada. "Não precisamos só de calorias para emagrecer ou engordar. Nosso corpo precisa de diversos nutrientes para que o metabolismo funcione de maneira adequada. Quando você fica preso apenas a calorias, você muitas vezes priva o seu corpo de nutrientes fundamentais, o que pode até emagrecer, mas que depois faz com que a pessoa ganhe o peso novamente rapidinho", explica Natália. Isso significa que as pessoas precisam para de correr atrás de "milagres" e dietas radicais para prestar atenção no que consome e o que realmente traz benefícios à saúde e ao corpo.

Como funciona este processo de reeducação alimentar?

A base deste tipo de "dieta saudável" é fazer trocas inteligentes de alimentos. Substituir os calóricos pelos saudáveis. "É preciso nutrir o organismo para que ele possa passar por este processo sem grandes sofrimentos", ensina a nutricionista Flávia Figueredo. E para isso, a dica é caprichar na ingestão de verduras, legumes, fibras, frutas, proteínas magras, carboidratos integrais e muita água. "Todos esses grupos alimentares vão garantir a nutrição e ajudar no processo de emagrecimento", completa a especialista.

Por outro lado, o excesso de gorduras, carboidratos refinados (pães brancos, quitandas...), açúcares e bebida alcoólica devem ser restritos, devendo ser consumidos poucas vezes e em pequenas quantidades. "Essas mudanças devem ser feitas sempre e não somente durante o processo de emagrecimento, afinal é preciso manter o corpo saudável pra sempre e não apenas por alguns dias ou meses".